Estruturas de Mercado

 


1. Observando a tabela, distingue concorrência pura de monopólio.
No monopólio só existe uma empresa a vender enquanto que na pura são muitas empresas a vender.
Na concorrência pura as empresas têm uma dimensão pequena enquanto que no monopólio têm uma dimensão grande. Na concorrência pura o produto é similar enquanto que no monopólio é só de um determinado produto.Na concorrência pura o preço é nulo e no monopólio é o total.

2. Indica as quatro hipóteses admitidas em concorrência perfeita.
As quatro hipóteses admitidas em concorrência perfeita são os fatores de produção são perfeitamente variáveis a longo prazo, As empresas e os consumidores têm informação perfeita, as empresas são aceitantes de preços e as empresas vendem um produto padronizado

3. Critica desenvolvidamente cada uma das quatro hipóteses acima.

Os fatores de produção são perfeitamente variáveis a longo prazo: os fatores de produção não são muito variáveis. Pessoas adultas abandonarem a sua casa, amigos, família, tudo o que tinham na sua localização anterior. Já o capital, muda mais facilmente, pois a empresa pode facilmente se mudar para onde estão os trabalhadores

 As empresas e os consumidores têm informação perfeita: não se pode afirmar que todos conhecem sempre os preços,porque com muita frequência existem mudança de preço  pode mudar através de promoções, publicidade enganosa, etc,embora que por exemplo como eu faço vou consultar os preços à internet por exemplo o site KuantoKusta.

As empresas são aceitantes de preços: esta hipótese acontece com cafés ou mercearias de bairro, onde se um preço subir podemos sempre ir comprar o produto a outro lugar, que vai fazer com que se por exemplo se p café ficar mais caro 2 cêntimos eu vou a outro estabelecimento que vai fazer com que o outro estabelecimento perca muitos clientes tendo que aceitar os preços.

As empresas vendem um produto padronizado: Na minha opinião isto está errado porque se isso acontecece estariamos a assumir a sua perfeita substituibilidade, com tantas marcas como é que é possível os bens serem todos iguais?

4. Distingue concorrência perfeita de concorrência monopolística associando cada uma destas formas de mercado a uma das situações A ou B, acima. Justifica a resposta.

A concorrência monopolística é a situação B : Embora a empresa queira subir os preços aos seus produtos não vai perder os seus clientes (exemplo da Lacoste) porque existem consumidores que embora o preço vão querer sempre aquele tipo de produto.

A concorrência perfeita é a situação A : Como são produtos "comuns" os produtores conseguem vender os seus bens pelos preços que são estabelecidos no mercado (exemplo do prego) se o vendedor aumentar o preço vai ser prejudicado porque os compradores podem ir a outro lado adquirir o mesmo produto.



50/50

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Portugal é uma pequena economia aberta ao exterior, particularmente dependente da Área Euro

Curva de Lorenz e Coeficiente de Gini