Teoria elementar da oferta

 


1. Distingue volume da oferta de quantidade realmente vendida.
O volume da oferta é a quantidade de um bem que os produtores desejam vender e a quantidade realmente vendida são as vendas feitas.

2. Refere que a oferta varia com os objectivos das empresas, ou estratégias dos produtores.
Porque se o objetivo das empresas é terem o maior de lucro possível vão ter de no final vender o bem por um preço mais elevado que a produção logicamente para obter mais lucro.

3. Explica por que razão a oferta de um produto depende do seu preço.
 Porque quando maior for o preço de um produto mais rentável será a sua produção.

4. Explica o efeito do aumento do preço dos outros produtos sobre o volume da oferta do produto N.
O aumento do preço dos outros produtos faz com que haja uma menor  atração de produção daquele quo preço não sobre logo esperasse que a oferta do produto N diminua com o aumento de preços dos outros.

5. Verifica que o aumento do custo dos factores produtivos (trabalho e capital) torna mais caros os produtos nos sectores de actividade que utilizam mais intensivamente o factor produtivo que sofreu o agravamento.
Refere-te ao efeito do aumento do preço do petróleo sobre os diversos sectores da actividade económica.
Com o aumento do preço do petróleo, faz com que aumente o preço dos fatores de produção, os transportes vão ter de ficar mais caros, pelo transporte das matérias primas que nos servem de  produção e a entrega do produto.

6. Explicita o impacto do progresso tecnológico sobre o volume da oferta, referindo o seu efeito sobre os custos de produção.
O progresso tecnológico sobre o volume da oferta vai fazer com que  melhorem ao reduzir os custos de produção.

7. Indica as variáveis de que depende o volume da oferta, explicitadas por Lipsey na função da oferta.
O preço do bem n (pn), os preços dos outros bens (p1, p2, p3...), os preços dos fatores produtivos (F1,F2.. Fm), as estratégias (G), o progresso tecnológico (A) e outros fatores.

8. Explica como se chega à curva da oferta a partir da função oferta.
A curva da oferta é o volume da oferta do bem n com o seu preço  e  todas as variáveis têm de ser  constantes.


9. Interpreta a inclinação ascendente da curva da oferta, referindo o incentivo proporcionado pelos lucros.
 O que nos diz a inclinação ascendente da curva da oferta é que quanto maior for a oferta de um bem maior vai ser o preço do mesmo.

10. Recorrendo às figuras 8.1 e 8.2 distingue variação da oferta de aumento da oferta.
O aumento da oferta é a mudança das variáveis (8.2) e a variação da oferta é a relação entre o aumento ou a descida dos preços e o aumento ou descida da oferta(8.1). 

11. Indica três factores que poderão ter estado na origem do aumento da oferta ilustrado na figura 8.2.
Os três fatores que poderão ter estado na origem do aumento da oferta é a diminuição do preço dos outros produtos,o  progresso tecnológico e a diminuição dos preços dos fatores produtivos


50/50



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Portugal é uma pequena economia aberta ao exterior, particularmente dependente da Área Euro

Curva de Lorenz e Coeficiente de Gini