Teoria elementar dos preços

 Considere o mercado dos hambúrgueres. Responda cuidadosamente às seguintes questões:

1. O que poderia aumentar a sua procura?
Poderia ser o aumento do rendimentos das famílias, as pessoas começarem a gostar mais de hambúrgueres e também o aumento do preço de um bem sucedâneo como nesta caso a pizza.

2. O que poderia aumentar a sua oferta?
Poderia ser a diminuição dos preços, por exemplo as máquinas que são utilizadas serem mais baratas que faria com  que fosse mais barato para a produção desses bens e consequentemente uma queda dos preços de venda.

3. Em mercados concorrenciais o preço de equilíbrio estabelece-se na intersecção da oferta e da procura. Explique o que sucede quando o preço começa por ser muito alto ou muito baixo.
Quando o preço fica muito alto faz com que haja uma grande oferta por um preço reduzido e quando o preço fica muito baixo faz com que haja uma grande procura por um preço elevado mas os produtores conseguem vender à mesma.

4. Qual seria a consequência do aparecimento de pizzas congeladas a baixo preço no equilíbrio do mercado dos hambúrgueres? Ilustre graficamente este mercado.



5. Muitos jovens trabalham no McDonald’s. Represente graficamente o impacto das pizzas nos salários destes jovens.


60/40





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Portugal é uma pequena economia aberta ao exterior, particularmente dependente da Área Euro

Curva de Lorenz e Coeficiente de Gini