Proteccionismo versus comércio livre


1. Defina proteccionismo.
O Protecionismo são taxas para empresas estrangeiras para proteger as empresas nacionais de evitar a falência e o desemprego. Os bens estrangeiros que antes eram mais baratos depois das taxas ficam aos mesmos preços ou mais caro.


2. Refira três modalidades de facilitação das exportações associadas ao proteccionismo, explicando porque são menos "transparentes".
são o dumping´´ subsídios de as exportações e desvalorização da moeda são menos transparentes porque não vem na fatura e o consumidor não se apercebe. 


3. Para que da desvalorização da moeda resulte a redução do défice da Balança Comercial é necessário que o efeito quantidade seja superior ao efeito preço. Justifique.
Quando a quantidade  e´  maior que o preço, o preço diminui e a quantidade sobe logo a exportação sobe e as importações baixam fazendo com que o défice comercial baixa.


4. O proteccionismo pode defender-se, temporariamente, no caso das "indústrias nascentes". Justifique.

Industria nascentes  que não existia  pode  conseguir  com as gestões do mercado nacional a  5 anos depois já consegue produzir a preços consecutivos e ganhamos um sector no mercado, e consegue manter para que a produção industrial seja maior e se não aguentar e ineficiente  e e´ bom se for temporário e ao longo prazo não se justifica porque estamos a proteger o setor que não e´ eficiente e estamos a impedir  os consumidores de comprar produtos que seriam mais vantajosos. 

5. Defina comércio livre.
O comercio livre e´ a redução / eliminação dos direitos advanceiros, os consumidores vão poder comprar os bens que considerarem mais convenientes. 


6. Como consumidor tem alguma dúvida na opção entre proteccionismo e comércio livre? Justifique.

Não porque o consumidor com o comercio livre vai conseguir preços mais baixos que não conseguiriam com o protecionismo.


7. Refira dois princípios da OMC (ou em inglês, ou p. 126 do Manual).

Não discriminação :Um país não deve discriminar entre seus parceiros comerciais, e não deve discriminar entre seus próprios produtos, serviços ou nacionais estrangeiros.

 Abertura do comércio :Reduzir as barreiras comerciais é uma maneira óbvia de encorajar o comércio; essas barreiras incluem direitos alfandegários (ou tarifas) e medidas, como proibições ou cotas de importação, que restringem as quantidades seletivamente.

Estes dois princípios beneficiam os consumidores com o comercio livre, beneficiando de preços mais baixos do que com o protecionismo.






Comentários

Mensagens populares deste blogue

Portugal é uma pequena economia aberta ao exterior, particularmente dependente da Área Euro

Curva de Lorenz e Coeficiente de Gini