As políticas económicas e sociais do Estado português

 1. Explica o que se entende por política económica.

A politica económica é a utilização de meios quer eles sejam de carácter quantitativo ou de carácter qualitativo  para  atingir determinados fins ou objetivos  ( A taxa de inflação próxima dos 2%, reduzida taxa de desemprego, equilíbrio da Balança Corrente, défice orçamental abaixo de 0,5%/3% do PIB, dívida pública abaixo dos 60% do PIB).


2. Define:
a) Política Fiscal;
 A politica fiscal é a configuração do sistema tributário, racionalização eficácia e transparência
b) Politica Orçamental;

é a utilização dos impostos e da despesa pública

c) Política Cambial;
a politica cambial e a desvalorização discreta e programada do escudo 
d) Política Monetária;
a politica monetária serve para controlar a oferta da moeda 
e) Política de Preços e Salários;
a politica de preços e salários deixam subir os preços e fixam-nos ,porque se os preços subirem e os salários baixarem , ira haver um aumento de oferta e nesse caso os preços acabam por baixar 
f) Protecção Social.
Protecção social é um direito de todos ocidadãos efectivado pelo Sistema de Segurança Social

3. Indica os objectivos do Programa de Estabilização Económica de 1978/79.
Os objectivos do programa são a estabilização do desemprego, correcção da inflação e a redução do défice da BTC.

4. Identifica um objectivo das políticas económicas e sociais ausente dos Programas do FMI. Justifica.

O objectivo das politicas económicas e sociais ausente dos programas do FMI é os problemas sociais como a igualdade, a falta de equidade e as preocupações sociais.

5. Comparando o programa do primeiro pacote (1978/79) com 2011 – terceiro pacote - identifica duas políticas de que estado português não disponha actualmente. Justifica.
são a política cambial e a monetária porque com a entrada do euro a decisão já não é nossa por exemplo a desvalorização da moeda é decisão da UE, e o monetário é decisão da BCE.


6. Indica quatro medidas de política adoptadas em 1978/79, consagradas no Memorando de Entendimento (MoU) - versão anotada.
As medidas são os cortes de subsidio de desemprego , flexibilização dos critérios para o despedimento e  uma redução nas pensões.


7. Classifica os programas de ajustamento do FMI quanto aos efeitos (1) que têm e (2) que se propõem ter na economia, distinguindo políticas conjunturais de políticas estruturais. Justifica.

Políticas conjunturais Têm como objectivo manter ou restabelecer o equilíbrio económico-financeiro a curto prazo, e as Políticas estruturais Têm como objectivo modificar as estruturas da economia a longo prazo.e pretende adoptar, preparar, orientar e impulsionar modificações no tecido económico-social para facilitar a evolução económica.


8. Tendo em conta os condicionalismos da actualidade, explica a semelhança entre as propostas do PSD e do PS, e o desinteresse dos cidadãos pela política.



9. Como sabe, a Grécia tem sido alvo de políticas semelhantes às prosseguidas em Portugal. Partindo da imagem abaixo, que saiu nos exames nacionais de 2012, refira-se ao interesse das políticas de "ajustamento" para (1) os países "ajudados" e para (2) os credores.





R: C


10. Partindo do vídeo apresentado por Pedro Santos Guerreirorefere (a) três indicadores que permitam apresentar a evolução recente da economia portuguesa como um milagre; e (b) três riscos que colocam em causa a solidez da economia.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Portugal é uma pequena economia aberta ao exterior, particularmente dependente da Área Euro

Curva de Lorenz e Coeficiente de Gini