Economias de Mercado versus Economias de Direcção Central

 1. Distinga Economias de Mercado de Economias de Direcção Central quanto:


a) à articulação entre os planos dos diferentes agentes;
nas economias de mercado existe uma articulação nula entre os planos de todos os diferentes agentes, nas economias de direção central existe uma articulação máxima entre  todos os diferentes agentes

b) à forma como são determinados os preços;
nas economias de mercado para determinar os preços devemos fazer o equilíbrio entre a procura e a oferta, nas economias de direção central quem determina os preços e ´AEC 

c) ao tipo de planeamento;
Nas economias de mercado existe um planeamento indicativo, nas economias de  direção central existe um planeamento imperativo 

d) à propriedade dos meios de produção;
nas economias de mercado as propriedades dos meios de produção são privados, e nas economias de direção central são coletivas estatal.

e) à equidade ao nível da repartição do rendimento.
nas economias de mercado temos uma grande desigualdade porque os rendimentos do capital e dos trabalhos não são  iguais, e nas economias de direção central como AEC decide todas as repartições do rendimento e não vai haver pobreza. 


2. As unidades de produção nas Economias de Direcção Central tinham como objectivo cumprir as metas fixadas no plano pela AEC. Nas Economias de Mercado as empresas que não forem suficientemente competitivas vão à falência.

2.1. Qual dos dois modelos de organização da actividade económica conduz a uma mais rápida adopção de novas tecnologias. Justifique.

As economias de mercado levam a uma rápida adoção de novas tecnologias porque as empresas sabem que se não inovarem e adquirir novas tecnologias vão ter falência, e nas economias de direção central as economias que não o adotarem  sabem que não vão ha falência logo não adotam as novas tecnologias.


2.2. Combinando o acelerado progresso tecnológico com a globalização dos mercados e os factores políticos, justifique o colapso das Economias de Direcção Central.

devido ao acelerado progresso tecnológico e a globalização dos mercados e os factores políticos a economia de direção central teve um colapso 


3. A Ação Social Escolar é basicamente um conjunto de medidas que foram criadas para garantir a igualdade de oportunidades, tanto no acesso como no sucesso escolar. RECURSO
3.1. Indique os tipos de apoio prestdos pela ASE e a quem se destinam.
  • A (Escalão ASE) - Corresponde ao 1.º escalão do abono de família: rendimentos anuais até 3.071,67€
  • B (Escalão ASE) - Corresponde ao 2.º escalão do abono de família: rendimentos anuais até 6.143,34€
  • C (Escalão ASE) - Corresponde ao 3.º escalão do abono de família: rendimentos anuais até 9.215,01€
  • Alimentação - Refeitório: Escalão A - o apoio é concedido a 100%. Já o Escalão B o apoio é concedido a 50%, sendo o valor a cargo dos responsáveis do aluno de 0,73€. No escalão C o valor a suportar é de 1,46€.
    • Material escolar: A ASE comparticipa o valor anual de 16€ aos alunos que se enquadrem no Escalão A e 8€ aos alunos do Escalão B. Para o Escalão C não está prevista qualquer comparticipação.
    • Visitas de estudo: Estão previstas as comparticipações anuais pela ASE de 20€ para os alunos que pertençam ao Escalão A e 10€ para os alunos do Escalão B.
    • No Escalão A a comparticipação é de 15% do IAS/mês (x10)
    • Já no Escalão B a comparticipação é de 8% do IAS/mês (x10)

3.2. Comente a lógica implícita na actividade da ASE, justificando a economia portuguesa como economia mista.





3.3. Procure documentação referente a actividades da ASE em sites públicos. Destaque dois aspectos que considere relevantes e indique os respectivos links.

https://www.damiaodegoes.pt/matriculas/mat2020_2021/Orientacoes_funcionamento_CAF_2020_21.pdf

https://www.dge.mec.pt/enquadramento-7


aspetos relevantes :

AAAF as que se destinam a assegurar o acompanhamento das crianças na educação pré-escolar antes e ou depois do período diário de atividades educativas e durante os períodos de interrupção destas atividades;

AEC no 1.º ciclo do ensino básico as atividades  de carácter facultativo e de natureza eminentemente lúdica, formativa e cultural que incidam, nomeadamente, nos domínios desportivo, artístico, científico e tecnológico, de ligação da escola com o meio, de solidariedade e voluntariado e da dimensão europeia da educação;

CAF o conjunto de atividades destinadas a assegurar o acompanhamento dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico antes e ou depois das componentes do currículo e das AEC, bem como durante os períodos de interrupção letiva







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